AS TÉCNICA DA ESPADA NO IAIDÔ


Praticar Iaido é basicamente realizar kata (seqüências preestabelecidas de ações xifomáquias virtuais), que por sua vez são compostas por técnicas centenárias da esgrima japonesa.
O conjunto de kata desempenhados de forma cerimonial denomina-se EMBU. No Embu o praticante, envolve-se na realidade criada por sua mente, defrontando-se com os seus inimigos imaginários.
A execução das técnicas do Iai devem ser precisas, ordenadas, eficientes e eficazes, mas sempre com naturalidade, sem sobrecarregar o praticante e, fundamentalmente, reviver, mesmo que imaginariamente, situações de enfrentamento ao inimigo, gerando no praticante segurança, em todos os aspectos da sua vida.
Os movimentos no Iaido, de modo geral, consistem em:
  • Nukitsuke (desembainhar),
  • Seme (ameaçar),
  • Furikabute (armar a espada),
  • Kiri tsuke (cortar),
  • Chiburi (sacudir o sangue da lâmina) e
  • Noto (embainhar).
Geralmente todas kata envolve essa seqüência de movimentos básicos. Aprende-se várias kata, cada uma equilibrada, precisa e elegante, que levam o praticante a assimilar os princípios do Iai.
Quando se pratica os diferentes kata, ainda que se treine sozinho, há de se imaginar que é atacado por inimigo real - um ou mais - para tentar vivenciar a sensação de perigo e alta concentração que propicia um ataque real e evitar o comportamento de estar praticando um mero exercício físico ou jogo de salão.
Diferente da espada ocidental medieval, a espada japonesa era usada para cortar e não para bater. Assim sendo, a ênfase é nas técnicas de corte.

O Iai, inicialmente, era uma maneira usada pelos samurais para adquirir serenidade de espírito, controle de respiração e sinal de perfeição e elegante autocontrole na arte de desembainhar a espada. Caracteriza-se basicamente por sacar a espada (katana) de modo rápido, com beleza impecável, simulando um confronto real com um ou mais adversários imaginários.
O Iai, no sentido amplo e antigo, é a arte de desembainhar, cortar, dar estocada e defender-se, com grande diversidade de aplicações. Na visão moderna do Iaido, o principal propósito é desenvolver a serenidade de espírito.
Existem várias modalidades de Iai. Dentre as mais conhecidas e praticadas estão: Muso Shinden Ryu, uma escola clássica, e o Seitei Iai, um conjunto de técnicas compiladas de várias escolas tradicionais.
No Japão a principal organização supervisora da prática do Iaido é a Zen Nihon Kendo Renmei - ZNKR (Federação Japonesa de Kendô).
De modo geral, os iniciantes começam a aprender as 10 formas Seitei Iai e depois, se obtiverem um bom desenvolvimento passam a aprender as técnicas e formas da Muso Shinden-ryu.
Tal qual na Zen Nihon Kendo Renmei, praticamos, majoritariamente, o Seitei Iai, e a Muso Shinden-ryu.
Praticar Iaido é, antes de tudo, exercitar paciência, pois o aprendizado é demorado. Em busca da maestria o verdadeiro praticante de Iai dedica a sua vida inteira.
IHERARQUIA
A nossa prática é baseada no Iaido da Zen Nihon Kendo Renmei (Federação Japonesa de Kendô - FJK), significando dizer que adotamos o Seitei Iai e a Muso Shinden Ryu em nossas aulas.
O mestre Hakuo Sagawa (9º. Dan e Presidente de Iaido da FJK para a região de Tóquio) é o nosso referencial técnico. Mantemos intercâmbio diretamente com ele no seu dojo em Tóquio, o Hakushinkan, onde os professores Santos e Ivan Reis já estagiaram e o professor Mário Coutinho Jr. treina desde 1997.
O professor-doutor Noboru Karizumi ( 7º. Dan), que já morou no Brasil, é o nosso supervisor junto à FJK.
Na hierarquia do Iaido existem as seguintes denominações:
  • "koohai" - júnior, menos graduado, mais novo (idade ou ingresso no dojo), calouro
  • "sempai" - sênior, mais graduado, mais antigo (idade ou vivência no dojo), veterano
  • "kyu" - grau de aprendizado (subdividido em 5 níveis) - do mais baixo ao mais alto: 5º. kyu - 1º. kyu
  • "dan" - grau de aprimoramento (subdividido em 9 níveis) - do mais baixo ao mais alto: shodan (1º dan) - kyudan (9º dan)
  • "sensei" - mestre, professor
Entre pessoas com o mesmo "kyu" ou "dan" pode haver "koohai" e "sempai".

Nenhum comentário:

Postar um comentário